15 de fevereiro de 2009

Como é difícil ser Robert Redford

Publicado originalmente em 22/09/2008
Link aqui


Eu li esses dias em outro blog que a vida é na verdade como um filme onde cada um é protagonista de suas próprias histórias. E concordo inteiramente. Mas é legal também ver como determinados filmes acabam servindo como belas metáforas para várias cenas da vida real. Ou como cada um, à sua maneira, também acaba criando suas comparações e ligações entre a vida e a arte.
Toda vez que assistia ao filme “Proposta indecente”, sempre procurava ver a história pela ótica do David Murphy, personagem do Woody Harrelsson, o marido apaixonado e abandonado, e não pelo personagem do Robert Redford, o sedutor John Gage que aparentemente tudo podia.

Vocês lembram a cena chave do filme? Quando Robert Redford dentro de sua limusine finge que a Demi Moore não significava nada para ele, (mesmo que ele, na verdade, a amasse), para que assim ela voltasse ao marido? Eu sempre achei muito altruísmo da parte dele, ainda mais quando ele justifica sua atitude para o motorista e confidente algo do tipo: “tinha que deixá-la ir... aquele olhar dela... ela nunca iria me olhar da maneira que olhou para ele”.
Esses dias lembrei do filme muito claramente, e fiquei pensando no personagem do Robert Redford... achei que em algum momento da vida, se isso acontecesse comigo, eu conseguiria ter o mesmo altruísmo... mas será que consigo mesmo? E se, diferente do Robert Redford, eu visse nos olhos da minha Demi Moore o mesmo olhar para mim, e não para o outro... Tudo não seria ainda mais difícil? Ser John Gage, personagem de Robert Redford, deve ser, sem dúvida, muito complicado. Ainda mais se o filme se passa na vida real.

Porque é ruim ficar em meio a uma corda bamba de emoções. John Gage sabia que era um homem melhor que David Murphy, mas também sabia que ser melhor não queria dizer necessariamente que faria Diana (Demi Moore) mais feliz. Mas quem pode ter tanta certeza a respeito disso????

Filmes, filmes... Já dizia o Nietzche, ARS EXISTIT NE VERITAS NO DESTRUAT
EM TEMPO: Vocês sabiam que esse filme ganhou várias Framboesas de Ouro (O “Oscar” dos piores filmes), incluindo pior filme e pior ator (Woddy Harrelson)??? Tá bom, ele não é nenhum Blockbuster, mas também não era para tanto, vocês não acham...

Nenhum comentário: