15 de fevereiro de 2009

Mais sobre Heróis e Vilões

Publicado originalmente em 01/10/2008
Link aqui

Como meu texto “Você não é um super-herói, Daniel”, de 17/07 rendeu diversos comentários entre as pessoas que liam e vinham falar comigo, decidi escrever um pouco mais sobre o assunto. Aproveitando, faço o gancho com o último filme do Batman, que faz mais de dois meses que assisti e que andava querendo comentar aqui.

Antes de tudo, assisti ao filme e achei Heath Ledger PERFEITO na figura do Coringa. Merecedor do Oscar póstumo que estão querendo lhe conceder. Agora tenho que confessar que fiquei surpreso com vários comentários das pessoas saindo do cinema e outros postados em blogs - me deixaram surpreso; ou melhor, não surpreso, mas decepcionado. Porque sempre soube que há essa tendência das pessoas hoje em dia a se identificarem mais com os vilões... Mas espera aí!!

Não bastasse aquelas frases bem lugar comum de quem quer parecer cool do tipo “eu estava torcendo era para o Coringa” ou “sempre prefiro o anti-herói”, eu li coisas do tipo “ Os vilões são muito melhores que os insípidos heróis e sua falsa moral" ou "Ele (Coringa) não é um vilão idiota que só quer fazer o mal pelo mal" Nessas horas eu ficava pensando NOSSA, EU VI O MESMO FILME QUE ESSAS PESSOAS??

Porque o principal foco do enredo proposto pelo diretor Chris Nolan é justamente o dilema moral que permeia a vida de Bruce Wayne e Aaron Eckart. "Ser o herói que as pessoas merecem ou ser o herói que as pessoas precisam?", frase que aparece duas vezes no filme em contextos bem diferentes. "Ou se morre como herói ou se vive bastante para tornar-se um vilão", é outra que traz em si o destino final da história e do Batman, no filme.

Pensando um pouco, todas essas frases ilustram a intenção, sim, de mostrar a dualidade do bem X mal que habita em cada um de nós. Mas também me impressiona que poucos consigam ver que o objetivo central do filme é enaltecer a figura do herói, e não do vilão, ainda que o Coringa de Ledger seja intenso, insano e mórbido. Novamente, me decepciona ver que na saída do cinema poucos lembram da frase do comissário Gordon "Alguns tem atitudes não por serem heróis, mas por serem bem mais que isso", já as frases do Coringa... estão na boca do povo. “Why so serious, Daniel?”. Tá bom, tá bom...

Um comentário:

Gabriel disse...

Achei excelente tua análise sobre a figura do herói e sua contraposição com a do vilão. E, acima de tudo, sobre o posicionamento das pessoas hoje sobre o tema. É pena mesmo que elas não enxerguem o que tu enxergas. A propósito, seria interessante tentar investigar o que levou as pessoas nos últimos tempos a preferir o perfil da vilania.