16 de fevereiro de 2009

A velha história

Originalmente publicado em 17/12/2008
Link aqui
Olá pessoal. Ando sem tempo. Velha desculpa. "Ter tempo é uma questão de preferência", diria a minha mãe. Nem sempre, nem sempre... Até o tradicional e-mail de fim de ano que mando para as pessoas não consegui fazer. Decidi fazer isso hoje. Aí, fiquei pensando no que escrever. Fim de ano é época de reflexões, de balanços, novas proposições, novas expectativas. Por isso eu tento sempre passar uma mensagem que , de alguma forma, traga algum significado às pessoas. Aí lembrei de um texto da Martha Medeiros, chamado "Sentido da Vida", que transcrevo em parte aqui:

"Não é nenhuma novidade que dinheiro, viagens, status, beleza e outras coisinhas mundanas são sonhos de consumo de muita gente, mas não dão sentido à vida de ninguém. A única coisa que justifica nossa existência são as relações que a gente constrói. (...) Para amar, resumindo. Piegas? Depende de como a história é contada. (...)
Só quem nos conhece a fundo pode compreender o que nos revira por dentro, qual foi o trajeto percorrido para chegarmos neste exato ponto em que estamos, neste estágio de assombro ou alegria ou desespero ou seja lá em que pé estão as coisas pra você. Se não nos decifraram, se não permitimos que aplicassem um raio x na gente, então não existimos, o sentido da vida foi nenhum.
Todas as pessoas querem deixar alguns vestígios para a posteridade. Deixar alguma marca. É a velha história do livro, do filho e da árvore, o trio que supostamente nos imortaliza. Filhos somem no mundo, árvores são cortadas, livros mofam em sebos. A única coisa que nos imortaliza - mesmo - é a memória de quem amou a gente."

É por isso que trago na memória, cada pessoa e cada pequeno momento que marcaram minha vida. Cada sorriso sincero, cada choro contido ou não, a mão suada, o coração que bateu mais forte. O beijo tácito ou cálido. O amor da família, o amor dos amigos, o amor de Deus em cada pequena lembrança, menor que seja, mas que por ser lembrança é grande, é imensuravelmente significativa em minha vida. Que as memórias de vocês também sejam assim. UM FELIZ NATAL E UM ÓTIMO 2009!!!

Nenhum comentário: